Publicado por: mocradical | 23 fevereiro, 2012

Aro 26 ou 29, qual é a melhor?

A maior dúvida dos ciclistas atuais é: Bike aro 26 ou 29, qual é a melhor?

O caso é que Jaroslav Kulhavy quebrou muitos tabus no ano passado ao ganhar quase tudo em XCO com uma bike 29! Até então todos diziam que as 29 só levariam vantagens em maratonas… E neste ano no Brasil, alguns dos principais atletas já passaram a usar as 29…

E pensando nisso o Moc Radical procurou alguns dos melhores ciclistas do Brasil para tirar esta dúvida! Afinal qual é a melhor bike, a 26 ou a 29?

Quem vai dar a sua opinião sobre este assunto será ninguém menos do que Henrique Avancine, Edvando Souza Cruz, Gustavo Ricardo Santos, César Moura, Douglas José Luis Neto e Edicarlos Oliveira Rosinha.

Eu fiz as mesmas 3 perguntas para todos eles e vejam aí as suas opiniões:

Perguntas:

1º – No ano passado Jaroslav Kulhavy ganhou todas as principais provas de MTB XC do mundo com uma bike aro 29, você acha que essas bikes são mais rápidas?

2º – Neste ano a maioria dos grandes ciclistas do Brasil já estão usando as aros 29, você acha que é uma nova tendência e que logo as 29 serão maioria?

3º – Você tem mais algo a dizer sobre as 29?

Douglas José Luis Neto – Arara

1- Eis a questão , 29 tem muitas vantagens e desvantagens em relação a 26 , mas muitas dessas desvantagens foram quebradas pelo kulhavy, pois ele tem quase 2 metros de altura , sendo assim a bike fica muito proporcional pra ele. Mas 29 não justifica vitória ou derrota de ninguém , tudo é muito relativo e preparo físico sempre vai ser o mais importante !!!

 2- Então como eu disse, é muito relativo , mas acredito que vamos ver muitas 29s rodando , pois o marketing está todo voltado para elas !!!

3- Eu corri apenas duas maratonas com uma 29! Gostei ,mas o ideal seria ter as duas: Uma 29 e uma 26 !!

*********************

Edivando de Souza Cruz

1- Cada bike tem sua características e uma não subistitui a outra, isso é fato. Já andei de Full, Hard Tail e 29 e sei as diferenças entre as bikes. O feito de Jaroslav não foi inédito, outros atletas também atingiram um auge e ganharam tudo na temporada. Julian Absalon e Nino Shurter são provas recentes disso. Jaroslav já vem despontando a alguns anos no cenário Mundial, em 2011 foi nada mais nada menos que vice campeão mundial no Canadá.
Tenho competido provas fora do país a muitos anos e já faz mais 4 anos que as 29 vem sendo usadas, então é importante entender que só a bike não é tudo. Outro fato é que a cada temporada as pistas de XCO se tornaram mais técnicas, número de drops, sequência de pedras aumentou muito nos últimos anos e as rodas maiores passam com mais facilidade. E hoje o que era um impecílio está cada vez menor que é a questão peso das rodas, porém nem todo mundo pode montar uma roda tubular, ou super leve clincher para correr e acaba carregando mais peso, perdendo rendimento nas subidas.
O rendimento da bike depende de cada tipo de percurso, a pista de Champery na Suiça, tinha muita raiz, saltos e drops de pedra, com muitos trechos planos na mata com obstáculos o que era ótimo para 29, além de ter chovido e no caso também ajuda na tração, mas é bom lembrar que o 2º, 3º e 4º colocados estavam de hard tail 26, e o 5º de Full 26 e lógico tinha muita gente de 29 no pelotão.
As 29 andam mais em trechos planos, isso é fato, é maior o tamanho e peso, depois de embalada é mais fácil manter uma alta velocidade, um exemplo claro disso são as bikes de contra relogio de estrada, as rodas são mais pesadas do que de provas de estrada ou de montanha. As 26 tem retomada mais rápida (tudo dependendo do peso da roda também!!!)
Conforto, a 29 é mais confortável, absorve mais impactos e passa os obstáculos com mais facilidade, porém é menos ágil que a 26. Só lembrando que Julian Absalon ganhou a prova teste das Olímpiadas de 26 na temporada passada, mas isso não quer dizer que ele vai de 26 nas Olímpiadas, pode ser de 29, cada bike tem suas qualidades e pode ser mudado o jeito de correr também.

2- As bikes 29 são uma realidade, são funcionais, mas como falei nenhuma bike substitiu a outra por isso é importante ter uma boa percepção para escolher a bike de acordo com o estilo de pilotagem, tipos de pista, tipos de terreno, revelo…
Por exemplo, para a maioria das provas de Maratona, a 29 seria a melhor opção, para o XCO depende das pista. No Brasil por exemplo as pistas não são técnicas como as do circuito internacional, muitas vezes tem zig-zag próximo a chegada, techos longos de subidas e descidas com poucos obstáculos, neste caso a diferença entre uma bike e outra pode ser pequena.
No Brasil está sendo novidade agora, há muitas dúvidas ainda no meio da galera da bike, mas é legal experimentar! Quem tiver oportunidade, e tirar suas conclusões, acredito que muita gente vai aderir ao 29, mas como vem acontecendo lá fora alguns vão se adaptar outros não, ao longo dos anos a evolução das provas e das pistas podem influenciar esta decisão por parte dos pilotos. Uma coisa é certa, no mundo do MTB sempre tem lugar para coisas novas, por isso vemos um andando de guidão reto com bar end, outro sem bar end, um de 3 coroas outro de 2 e outro só com 1, uns andam de pneu 1.9 outros de 2.2, tem gente que gosta de andar de garfo e outros de 120mm, uns usam camera outros líquido no pneu, e assim vai… todas estas coisas foram novidade um dia e quem testou aderiu ou não a novidade.
************************

César Moura:

1 Eu estou correndo com um bike igual a de Yaloslavi Kulhavy, só que até o momento corrí somente XCM e estou conseguindo ser bem mais rápido!

2 Sim. Em XCM com certeza absoluta.
*************************

Henrique Avancini:

1º – Não acredito que possa haver uma definição do tipo 26 é mais rápida ou 29 é mais rápida. Cada bicicleta tem vantagens consideráveis e nenhuma vai ser totalmente soberana à outra.
Kulhavy não é referência no momento, ele estava em um nível absurdo na temporada passada. Além disso, aprendí que no mtb a nível mundial você não deve ter uma referência. Por exemplo, o Kulhavy ganhou o Mundial, mas o 2°,3°,4°e 5° colocados estavam de bikes 26…Então se o Kulhavy tivesse ficado gripado na semana do mundial, as 26 seriam absolutas…Isso as tornaria melhores ou mais rápidas?
Ano passado o Kulhavy estava em outro nível físico em relação aos outros atletas tops. Em minha opnião, para o XCO(mesmo a nível internacional) as 29 full significam uma certa perda de rendimento. O que pouca gente sabe é que Kulhavy quando júnior, era tido como um grande talento, mas sua carreira foi cheia de altos e baixos, principalmente por problemas lombares. A bike full e 29 diminui muito os impactos, então no caso dele a possível perda de performance é compensada pelo alívio que traz ao atleta.

2º – Nas três temporadas que passei na Europa (2009,10′,11′), presenciei duas grandes mudanças. A primeira quanto as regras e alterações de circuitos. E a segunda foi quanto às bikes 29. Quando cheguei na Europa em 2009, apenas norte-americanos usavam bikes 29 e os europeus tinham muito receio e até antipatia com as bikes. Em 2010 a transição começou acontecer. Alguns atletas tops começaram a usar as 29 e alguns alternavam entre as bikes de corrida para corrida. Em 2011 foi o grande boom das 29er. Vários atletas começaram a usar, dividindo o pelotão da Copa do Mundo entre os dois tamanhos de rodas.

3º – As 29er vieram para ficar e ainda vão ganhar mais espaço. Acredito que as bikes ainda estejam evoluindo e logo terão seus “prejuízos” reduzidos. Acho que em um futuro muito próximo as 29er vão ser maioria sim e a melhor opção, mas acho que no momento escolher entre as duas bikes é mais uma questão de estilo e nível de pilotagem.
*****************************

Gustavo Ricardo Santos

1 – Na minha opinião sobre o Kulhavy, simplesmente a bike 29 nao faz milagre, apenas se encaixou muito bem para um cara que é extremamente forte e alto, por isso tantos benefícios para ele que antes das bikes 29er ja era um grande atleta, e com essa inovação ele ganhou um gaz extra que o fez vencer tantas provas com uma certa facilidade sobre os outros atletas de bike 26. Não porque a bike dele fosse muito melhor, mas sim porque ele estava em um ótimo momento da sua carreira profissional ….

2 – Sobre os ciclistas aqui correrem de bikes 29, vai sim acontecer mas não só pelo fato das bikes 29 serem melhores, mas também por causa de seus patrocinadores que querem divulgar as bikes 29 no mercado, elas serão maioria sim, pois uma bike 29 da um conforto muito maior e uma velocidade imensa em provas de maratonas, que hoje no Brasil é moda e cada vez atrai mais adeptos…..

3 – Já andei de bike 29 e gostei muito, mas por enquanto não usarei para correr nas provas de cross country, pois acho elas um pouco mais lentas nas retomadas de velocidades, que no cross country acontece demais! No Brasil Ride de 2012 irei usar uma bike 29, pois para competicões de longa duração como o Brasil Ride elas são muito superiores, pois o seu corpo se desgasta muito, aí você precisa de uma bike mas confortável possível, que é o caso das 29er, muito conforto …….

                                                   ***********************

Edicarlos Oliveira (Rosinha)

1 – Yaroslav Kulhavy ganhou várias etapas de MTB XC! Não é a bike que é mais veloz e sim o piloto que está bem preparado fisicamente e consegue dominar a bike. As 29 tem muita estabilidade e conforto, desce bem demais, mas o atleta tem que estar bem pra ter esse domínio da bike. Eu estou me sentindo muito bem em cima da 29er, mas vou te falar uma coisa, estou preparado pra tocar ela…

2° – A tendência é das 29er tomar conta dos cenários e nas pistas, pois é uma bike muito boa pra se adaptar. No início vai achar ruim demais, mais a cada pedalada que der, você vai ver que as 29er são totalmente diferente das 26 e assim vai cada um comecar a adquirir esse produto!

                                                   *************************

Agora vocês tem as opiniões dos melhores atletas do Brasil para tirarem as suas dúvidas… As vantagens e as desvantagens! E vocês gostando ou não das 29, podem ter certeza que como disse Avancini: “Em 2011 foi o grande boom das 29er” no pelotão da Copa do Mundo… E eu não tenho dúvidas que neste ano no Brasil será igual…

.


Respostas

  1. Se o assunto continuar evoluindo, em breve a diferença vai ser tamanha que será necessário dividir categorias separadas para 26″ e 29″.

  2. eu tenho as duas bike a 29 e a 26 eu gosto das 2 mais para fala a verdade eu prefito a aro 29 tem muito conforto e se o atleta viver bem fisicamente é a bike eu ja peguie muitas corridas com a minha aro 29 q tenho grdase subidas e singstreq eu subi muito bem chegando a passa pedalando pessoas com aro 26 empurrado a sua bike, onde falam q a aro 29 pra subi tem uma grade sdesvatagme onde eu ñ vejo assim consigo ter um bom rendimento em subidas tb, pq eu estou confortavel nas retas e decidas antes da subide onde eu chego bem nela,
    ja a minha aro 26 hoje eu so uso para treina coma aro 26 eu ja fiz otimas corridas tb so q eu prefiro a aro 29

  3. Faz diferença aro 26 ou 29 para mulher? Em relação a bicicleta scott scale é importante o aro? Estou para comprar uma e tenho dúvidas, se alguém puder me esclarecer, seria ótimo. O preço da 29 é mais em conta. Tenho 1, 62 de altura. E outra dúvida qual a direrença do 660 para 680?

  4. Pelo que tenho observado em relatos sobre o assunto o aro 29′ foi mais aceito por ciclistas mais altos, acima de 1,80 m.

  5. Tenho um amigo que pedalava sempre com uma mountain bike 26′ acompanhando um outro em uma speed, ao substituir sua 26′ por uma 29′ seu desempenho reduziu de tal forma que não foi mais possível a companhia um do outro.

  6. Tenho uma Scott 26r e recentemente comprei uma Merida bignine 500 29r, a diferença de conforto é brutal. Parece que estou andando em um Landau agora !!


Deixe um comentário

Categorias